Pular para o conteúdo principal

Personagens de Papel




Uma campanha nova vai começar e o DM sugere que o ponto de partida será em Waterdeep.
Vamos então fazer um personagem pra essa campanha. Que tal um guerreiro? Sim, ótimo! Aliás, queria algo mais heroico, um paladino! Isso um paladino.

Raça, hmmmm, vejamos, qual raça... draconatos são meio estranhos, mas quem sabe. Um draconato paladino de Bahamut me soa clichê, mas ao mesmo tempo me parece divertido! Isso! Serei um paladino draconato que segue Bahamut e fez o juramento da vingança! Um verdadeiro exemplo de justiça, um defensor do bem maior que entrará em qualquer cruzada para que o mal não prevaleça! Isso!

Seu nome será Hador, o sobrenome depois eu coloco. Ele será extremamente justo, mas ao mesmo tempo teimoso. Será forte, porém lento. E por último ele será piedoso com todos, menos com ele mesmo. Pronto, essas sãos as três características que tentarei assimilar para interpretar esse bravo paladino, os detalhes de como eu fui parar em Waterdeep eu vou juntando como um quebra cabeça durante a campanha.

Partindo disso eu montei, junto ao DM a ficha do Hador. Usamos Point Buy. Me esforcei ao máximo pra que suas proficiências e atributos dialogassem o melhor possível com a minha ideia de personagem, ao mesmo tempo queria que ele fosse eficiente. Afinal quero interpretar um herói, e herói morto não interpreta.


Hador tem 16 de Força. Tá ali escrito na ficha dele. Mas Hador não sabe disso. No mundo em que Hador existe ele não comparece a uma fila onde examinam suas habilidades e entregam um formulário dizendo “Senhor, parabéns, você levantou tantos kg e sua força foi avaliada em 16”.
Hador tem proficiências e habilidades diversas, ele nada muito bem, tem uma grande explosão muscular, mas obviamente ele não sabe que tem +5 em Athletics. Ele sabe menos ainda que um dado de vinte lados foi rolado num multiverso paralelo e que seu bônus de Athletics foi somado ao resultado desse dado, e isso culminou no salto fenomenal que ele fez durante uma perseguição de bandidos em Waterdeep.

"Ele sabe menos ainda que um dado de vinte lados foi rolado num multiverso paralelo e que seu bônus de Athletics foi somado ao resultado desse dado."

É bem divertido interpretar Hador. Eu vejo o Balder, o ladino, fazendo suas peripécias e fico passando sermões sobre moralidade e contrato social, sobre como seria bom se todos seguissem as regras da sociedade, etc. Tem vezes que eu realmente estou na cabeça de Hador, quando fecho os olhos até imagino suas mãozorras como se fossem as minhas, eu enxergo e sinto o mundo como se fosse Hador. Nessas vezes eu sinto calafrios ao explorar masmorras - mesmo Hador sendo valente e destemido- ver um pentagrama com corpos mutilados numa sala absolutamente escura e com olhos malignos à espreita deixa qualquer um arrepiado.

As vezes eu fico pensando que tenho cagaço de sair de casa a noite, de quando policial me manda parar, enfim. Uma vez vi um cara apanhando na rua e aquilo me deixou bolado por três dias. Aliás até hoje sou meio bolado. Outro dia desses recebi um vídeo no whatsapp de um cara sendo assassinado. É bem diferente de ver em um filme ou série né, a cena real com aquela câmera de celular, aquela familiaridade terrena que nenhum diretor consegue passar. Deu um ruim dentro de mim, o cara descarregou um pente no outro e aí pronto, acabou a vida. Deletou a pessoa.

Aí eu volto pro Hador. Tu tem que ser muito embrutecido mesmo pra ficar sussa na frente de gente desmembrada numa caverna escura e com gente querendo te matar. E que experiência foda. Cada fio de armadilha, cada espadada bem sucedida. Cada segundo a mais sobrevivido. E melhor ainda é ver a cooperação com meus companheiros. Sobrevivemos à masmorra.

Mas nem todo dia estamos com cabeça pra entrar no personagem. Sabe, as vezes tu tá cheio de coisa do trabalho (ou se for mais novo da escola ou faculdade). As vezes tu brigou com alguém importante, as vezes tu tá discutindo política no face, as vezes tu tá com um game novo que tu não consegue parar de jogar. Hador está mais distante naquele dia. Eu simplesmente não consegui entrar dentro das veias dele. Eu olho para uma ficha de papel e vejo um boneco em terceira pessoa numa espécie de GTA medieval.

Assim como meu personagem de GTA não tem medo de bater um carro a 160km/h, Hador está menos temerário também. Aquela nova masmorra não me enregela. Os kobolds que já se renderam podem ser mortos, foda-se eles. Eu não estou enxergando-os implorar pela vida tremendo, ao menos não hoje. Acontece.

É difícil manter esse nível de imersão full time.

Mas eu tento me policiar.

Por que eu juro que algo na minha alma (e nem em alma eu acredito) fica mais jovem quando eu realmente estou de trás dos olhos de um mago que conjura a nevasca sob os inimigos. Ou sou o investigador que desmascara um culto genocida, ou sou o vampiro que odeia e ama a própria existência. Ou dou umas boas risadas com colegas e amigos na mesa.

"A realidade é infinitamente mais rica que a nossa imaginação."

A realidade é infinitamente mais rica que a nossa imaginação. Presenciar uma decapitação deve ser muito mais agoniante que rolar um 20 e ouvir a descrição de seu DM. Voar de asa delta foi uma das coisas mais alucinantes que já fiz, imagine voar no lombo de um dragão. O RPG consegue trazer de forma sinestésica uma experiência bem boa, bem imersiva, mas eu desconheço alguém que consiga se manter no máximo grau de concentração e imersão o tempo todo.

A gente lê textos (tipo esse), vê vídeos, segue canais, ouve podcasts, enfim, faz a porra toda para “elevar” nosso jogo, mas ainda assim é um jogo. A gente não tá fazendo a oitava arte ao jogar RPG não.

Um dia eu estou dentro de Hador, vendo pelos olhos de Hador, sentindo como Hador, outro dia eu estou olhando qual habilidade na ficha eu vou tentar usar porque sei que aumenta minhas chances de ter sucesso. Esse ideal do jogador, mestre ou jogo totalmente imersos é um santo graal que não rola. Na minha experiência, e falando com as pessoas, eu notei que a imersão em geral flutua durante uma campanha e durante uma sessão.

Existem coisas que demolem a imersão. Quando o DM mente um dado de trás do escudo e você nota, e você SEMPRE nota, ele te perdeu. Eu me afasto muito de dentro do Hador quando sei que aquilo tudo é nada daquilo.

Criar um mundo incoerente, onde algumas faltas de lógica desafiam nossa “suspensão de descrença” também pode desafiar nossa imersão. Mesmo num mundo com magia algumas coisas devem fazer um mínimo de sentido. Existem algumas regras e se elas forem rompidas o personagem vira uma ficha de papel imediatamente.

A colaboração do grupo é muito importante também. Quando alguém faz uma ação disruptiva (e juro que ainda vou escrever um artigo longo sobre isso), muitas vezes é o jogador e não o personagem que está agindo. E covardemente o cara usa o escudo do “meu personagem faria isso” pra agir contra o grupo. Ele esquece que por mais que o personagem dele seja sei-lá-o-quê, ele também passou e sobreviveu perrengues cabulosíssimos com o grupo. Criou vínculos e juras.

Mas essa parte o jogador esquece, o importante é que o personagem dele é cleptomaníaco, doidão, não importa. O jogador delibera o que bem entende ali sobre o personagem dele. A atitude fala mais do jogador do que do personagem. Então quando seu personagem for cuzão, é bom tomar muito, mas muito cuidado pra VOCÊ não estar sendo cuzão e não estar ferrando a imersão de geral. Porque nem o jogo e nem o mundo são sobre você.

Então sabendo que a imersão é uma experiência tanto coletiva quanto individual, vamos cooperar e se ajudar né.

Vale de tudo, faz a voz, complementa o DM se notar que ele deu um branco criativo, inventa um negócio mesmo, sei lá a cor do avental do taverneiro, imita o taverneiro, descreve uma ação deliberadamente ruim pro seu personagem, acerte um golpe tão forte que você caiu no chão, crie você suas falhas críticas*, enfim, tente somar. E claro, ao menos se tratando de D&D, é sempre bom evitar de pedir pra ROLAR coisas. “Vou rolar um perception pra saber se aqui tem tal coisa”. VSF. Se esforça marmanjo, fala ao menos que tu foi ali e revirou as coisas de tal jeito. Pedir pra rolar é sacanagem. Pior ainda é anunciar que vai rolar.

Lembra do Hador? Lembra que ele não sabia que existia um dado no multiverso que é somado por um modificador regido por um atributo que lhe foi atribuído numa ficha abstrata de suas capacidades? Hador jamais pediria pra rolar um atributo. Quando você pede pra rolar você tá em terceira pessoa. Não que você não esteja interpretando, mas certamente não é o máximo de imersão.
E DM, não se sinta mal quando a imersão não foi plena. A responsabilidade não é inteiramente sua. Você é provavelmente o membro mais ativo daquela mesa em questão, você é a terceira lei de Newton daquele universo: a reação pra cada ação dos jogadores. Mas se lembre que o esforço da imersão é individual e coletivo. Já vi DM’s absolutamente imersos lidando com jogadores dispersos (mas raramente o contrário, estranho).

Eu descobri que minha diversão vem muito de estar por detrás dos olhos dos meus personagens. Ou por ser realmente um espelho de um mundo coerente, cruel ou fantástico, mas um espelho.
As vezes você se diverte espancando geral mesmo. Sendo o MVP da mesa. Tanto faz. O cara que tem um canal de youtube não é melhor que você porque ele dá dicas de rpg. Não tem regra pra diversão. As vezes eu acho que quem posta coisas demais joga de menos (ou não, porque eu posto pra krl e tô com mesa até demais ultimamente).

Sei que não dá para ser imerso e ter aquele jogo impecável e conceitual full time. Mas seja persistente, você vai achar um grupo certo, você vai conhecer pessoas que vão lhe ajudar a catalisar seu estilo de jogo e vai confirmar aquilo que você já sabia: as pessoas são diferentes.
Inclusive esse texto não traz nenhuma novidade. Ele é só um monte de ponderações irrelevantes sobre esse distanciamento do personagem que todos nós sabemos que rola vez ou outra. Queria poder ser 100% Hador toda vez que sento a mesa.

Mas as vezes a realidade tá pesando demais pra imaginação alçar voo. Ou a imaginação tá voando demais para ficar presa ao Hador. É difícil.

Seguimos evoluindo.

PS.: só não vale pedir pra rolar teste. Aí e demais.


*Falha crítica não é uma regra oficial. É uma house-rule popular, mas em nenhuma edição foi uma regra oficial (no máximo opcional).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não vai chegar no nível 20 e o que o design do jogo tem a ver com isso

Você já deve ter buscado formas de otimizar seu personagem, já deve ter perguntado se vale mais a pena o talento x ou o talento y. Quem nunca? É justo saber se aquela ideia de um guerreiro com duas espadas é viável, ou se vale ter umas perícias a mais. A internet, munida de um exército de analistas de builds e theory-crafters, obviamente mapeou e norteou o que há de bom e o que há de ruim no PHB e demais suplementos. Porém, após anos observando algumas opiniões e pareceres, comecei a questionar certos dogmas. Por exemplo, vamos ao monge. O monge enfia o cacete nos primeiros níveis, mas progressivamente perde força nos níveis mais altos. O ranger faz a mesma coisa, com o Hunter’s Mark ou Hail of Thornes ele se mostra um poderoso combatente além de inúmeras habilidades fora do combate (algumas até boas demais para o bem andar de uma campanha). “O monge é desbalanceado, fica aquém nos níveis mais altos”. Reconhecemos que é verdade, mas é provável que você nem t

Por que a Bounded Accuracy tornou a 5e mais ampla

“Como assim? Como um sistema com um espectro tão estreito pode tornar-se mais amplo? Isso é um absurdo!” É essa a percepção que eu tinha quando me deparei com os livros da 5e. Acostumado com o empilhamento de modificadores (principalmente da 3.x/PF), a possibilidade de ter no máximo um +11 [1] para acertar no 20º nível me pareceu frustrante. Isso abria a seguinte premissa: “poderia um incapaz acertar um semideus, mesmo que causando um dano irrelevante?”; na 5e a resposta é sim.  Os valores altos de CA não atingem mais que duas dezenas, a dificuldade dos testes não passa muito disso também, a granularidade numérica parece infinitamente menor... E como isso implica em mais possibilidades? Não seria um contrassenso? Essa pergunta pode ser respondida de duas formas, uma, a mais subjetiva, eu respondi no meu post "Como D&D um dia me fez ver o mundo meio torto"  (aqui abro literalmente um parêntese porque o argumento vai mais na percepção

Roube Essa Ideia O quanto Antes